A Casa do Impacto esteve à conversa com Flor Oliveira, co-Founder da Veond App, um dos projetos que termina este mês o período de capacitação do programa de aceleração Rise for Impact.

Entramos na reta final do período de capacitação do Rise for Impact e convidamos os 10 participantes a fazerem uma retrospetiva do seu percurso até agora. A 16 de dezembro vamos conhecer os três finalistas do programa que entrarão na fase de incubação, que os levará até ao prémio final, num evento a não perder (mais informação brevemente no Facebook da Casa do Impacto)!

Na entrevista de hoje, fica a conhecer a Veond App, uma plataforma que nasceu de uma paixão pelo estilo de vida saudável e que permite facilitar e democratizar o acesso a inúmeras experiências e serviços eco-friedly.

Como surgiu a ideia de criação da Veond App?

A ideia surgiu de um conjunto de fatores que culminaram na perceção de falta de acessibilidade a experiências, produtos, ou “preços” razoáveis no mundo dos produtos sustentáveis, naturais e de base 100% vegetal. No início de 2018 começámos por fazer eventos de promoção a este estilo de vida mais consciente a uma alimentação mais natural mas cedo percebemos que queríamos fazer mais do que apenas pequenos eventos locais: queríamos fazer algo numa escala mais significativa e que impactasse um número maior de pessoas, ajudando-as a viver e experimentar a “sustentabilidade” de forma interessante, verdadeiramente ética e livre de produtos de origem animal. Sentimos que existia uma lacuna no mercado para um público crescente que procura atividades e experiências interessantes nesta área. Daqui surgiu a ideia de criar uma plataforma que ajudasse o atual público vegan a descobrir atividades que sejam interessantes, éticas e sem crueldade, como a dar aos que não o são (ou seja, àqueles que apenas têm alguma curiosidade sobre o tema), a oportunidade de explorarem um mundo novo de serviços, experiências gastronómicas e produtos sustentáveis, possibilitando-lhes a redução da sua pegada ambiental à medida que vão fazendo simples mudanças nos seus hábitos de consumo.  Com base nisso temos uma plataforma onde se pode encontrar de tudo dentro do estilo de vida ético e sustentável, com todo o tipo de produtos, desde roupas, acessórios, calçado, cosméticos, e até refeições ou experiências em restaurantes vegetarianos. Preços altos e falta de acessibilidade têm sido fatores que impedem os consumidores de adotar estilos de vida mais sustentáveis e a nossa missão é reduzir a taxa de abandono a esta transição por tornar mais acessível a escolha por estas soluções.

 

Como tiveste conhecimento do Rise for Impact? O que é que te impulsionou a participar?

Conheci o Rise for Impact em 2020 quando era uma das finalistas do programa Women4Climate. Na altura, uma das minhas colegas estava a participar numa edição anterior do Rise for Impact e lembro-me de ter ficado muito curiosa sobre o programa. Para nós, a medição de métricas de impacto é uma parte fundamental do nosso trabalho e achei que o Rise for Impact seria o programa perfeito para nos ajudar nessa tarefa tão importante.

 

O que é, como funciona e a quem se dirige a Veond App?

A Veond é um marketplace – app e website — onde se pode encontrar todo o tipo de produto, solução ou serviço que seja feito de forma sustentável e ética. Há workshops, livros, receitas, artigos, produtos alimentares, roupa, calçado, experiências em restaurantes e cabeleireiros. A plataforma dirige-se a todos que procuram de alguma forma reduzir a sua pegada ecológica – quer por reduzir o consumo de carne, optando por refeições de base vegetal, quer por se optar pelo consumo de produtos naturais, locais e artesanais. A plataforma tem todo o tipo de produtos vegan e sem crueldade e por isso também se adequa às necessidades de vegetarianos e crescente público vegano por lhes trazer tudo o que necessitam, agregado num sítio só, e sempre com algum tipo de desconto para tornar financeiramente mais leve o acesso a um estilo de vida mais sustentável.

 

Das várias ofertas do marketplace, quais seriam as tuas 3 recomendações?

É difícil escolher só três, mas aqui ficam as minhas recomendações: a primeira é sem dúvida um jantar para 2 no restaurante Legumi Sushi em Lisboa com uma oferta de 30%. É uma experiência incrível e tem sido o nosso best-seller. Trata-se de um menu especial do Chef com mais de 40 peças de sushi 100% vegetal e com sabores incríveis. Em segundo lugar recomendo o MYLK, um produto absurdamente inovador que te permite fazer a tua própria bebida de amêndoa em apenas 1 minuto, um produto que te ajuda a poupar o planeta, tempo e dinheiro: apenas 1 frasco deste concentrado faz mais de 12 litros de leite – zero plástico, zero embalagens e todo o sabor típico dos melhores ingredientes naturais. E por último sugiro um Workshop de Pastéis de Nata Vegan da Lisbon Cooking Academy: um dos segredos do Pastel de Nata é a massa folhada crocante, e neste workshop aprende-se a fazer tudo do zero. Para além de delicioso, é um workshop sem desperdício porque no final tudo se come com um bom café, chá ou sumo.

Pessoa a utilizar telemovel na app veond

O marketplace com descontos em produtos, experiências e ofertas que poupam o Planeta!

Em que fase se encontra agora?

Neste momento estamos a fazer alterações significativas na nossa comunicação de modo a atingir um público-alvo preocupado em viver de forma mais sustentável. Estamos também a fazer melhorias no nosso website que permitam aos consumidores encontrar mais facilmente tudo o que necessitam. Concretizando estas alterações estratégicas pretendemos lançar a Veond no Reino Unido onde já temos algumas parcerias consolidadas.

 

O que significaria, para a Veond App, vencer o Rise for Impact?

Vencer o Rise for Impact significa aumentar a equipa e focar em mais e melhores resultados, e consequentemente chegar a mais pessoas, ajudando-as no processo de adoção e/ou transição para uma vida mais sustentável, ética e natural. Tudo isto, juntamente com o lançamento da versão Android são passos fundamentais na nossa estratégia de aumento de utilizadores.

 

De que forma o projeto contribui para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU?

A Veond procura responder a quatro dos 17 ODS:

ODS 3 – Boa saúde e bem-estar – Ao promover uma melhor dieta alimentar, procuramos contribuir para a meta 3.4 dos ODS por reduzir as doenças cardiovasculares e o diabetes.

ODS 12 – Consumo e produção sustentáveis – Ao trocar produtos de origem animal por produtos de base vegetal, pretendemos promover um uso mais sustentável e eficiente dos recursos naturais, o que está alinhado com o ODS 12.2. E ​​de acordo com o ODS 12.8. procuramos garantir que as pessoas tenham informação relevante que lhes permita escolher a alternativas sustentáveis

ODS 13 – Ação climática – Criar processos educativos que ajudem as pessoas a reconhecer o seu impacto e o que podem fazer para reduzi-lo por meio da sua alimentação e estilo de vida.

ODS 15 – Vida na terra – Ao se optar por uma alimentação de base vegetal, haverá um decréscimo na indústria agropecuária, que é uma das principais causas para o desmatamento de florestas usadas para criação de gado (ou comida para animais) e cultivar soja para alimentar gado-bovino.

 

Em 2025, como vês a Veond App? Previsões para o futuro?

Queremos continuar a fazer melhorias na aplicação, disponibilizar a versão android e entrar noutros mercados. Temos uma estratégia bem definida para o futuro. A escala do país não nos permite crescer tanto quanto gostaríamos e o nosso objetivo é expandir a nível europeu, Espanha, Alemanha, Reino Unido e/ou posteriormente o Brasil. Por isso, o nosso objetivo é ir para outras capitais europeias rapidamente e aproveitar a atenção que a pandemia trouxe para com as questões relacionadas com a alimentação, clima e planeta. A app foi criada de forma a podermos escalar muito fácil e rapidamente e é esse o nosso objetivo. É para nós também muito importante obter a classificação B-Corp.

 

**

Descobre a plataforma Veond aqui. Fica atento/a, este mês vamos conhecer os 10 projetos que participam na aceleração e que farão o seu pitch no Demoday que decorrerá a 16 de dezembro (mais informação brevemente no Facebook da Casa do Impacto).

Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – FacebookInstagramTwitter e Linkedin.

Saco com maçãs